A FEIRA DA LADRA
Tem uma feira anual todos os primeiros sábados de Outubro,"A feira da Ladra". Não é uma feira de antiguidades, mas uma feira onde abunda o artesanato. Era nesta feira que antigamente o povo do concelho se abastecia de mantas e cobertores da serra, chancas e toda a indumentária necessária ao inverno que se adivinha frio e branco.
Mas, Feira da ladra porquê?!
Há muitas versões para este nome. Mas a que me parece mais credível associa-se á época do ano. Tempo de vindimas, latadas altas de difícil acesso.
Na zona há (ou havia) um utensílio que dá pelo nome de "ladra" - um pau longo, cortado longitudinalmente numa das pontas. Pau cujo corte longitudinal era habilmente encaixado no trepo do cacho de uvas e rodado até que este se desapegasse da vide - assim se comiam uvas alheias sem correr o risco de ser visto. Os tempos eram difíceis, as pessoas deslocavam-se a pé vindas do cume da serra (Espindo, Campos, Lamalonga, Ruivães…), empunhando um pau que ajudava a percorrer a distância como apoio e a manter o estômago aconchegado, nessas invasões ao alheio. Há quem dê como razão este facto á palavra "ladra" que precede a feira.
Verdade ou não, fica pelo menos a curiosidade do utensílio que não vejo há muitos anos e que também usei nas minhas brincadeiras lambonas.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home